Glossário

  

 ADSL - Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line, é uma tecnologia concebida para proporcionar velocidades de ligação à Internet extremamente elevadas (desde 512 kbps a 8 Mbps) através de uma linha telefónica normal. Desta forma é possível ligar-se à Internet a alta velocidade sem ter de instalar novos cabos.

APLICAÇÃO - Programa que interage directamente com o utilizador e pede serviços ao sistema operativo.

APPLET - É um pequeno programa em Java que pode ser embutido numa página HTML. Ao contrário de uma aplicação, os applets não podem ser executados directamente. Os Web Browsers, que estão muitas vezes equipados com máquinas Java virtuais, podem executar applets descarregados de servidores Web.

ARPANET - A rede de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa norte-americano, que deu depois origem à Internet (quando aderiram à rede várias universidades norte-americanas).

ASCII - Acrónimo de American Standard Code for Information Interchange, ou código padrão americano para o intercâmbio de informação. É um formato simples e universal, que armazena texto, números e outros caracteres, usado entre sistemas de processamento e comunicação de dados. O sistema totaliza 128 caracteres (códigos de 0 a 127).

ATTACHMENT - Ou ATTACH, o mesmo que Anexo. É um ficheiro anexado a uma mensagem de e-mail (p.e., um documento em Word, em Excel, uma imagem, um ficheiro de som ou um programa).

BANDA LARGA - Técnica de transmissão em comunicações na qual o cabo (que transporta os sinais) é dividido em vários canais, cada um deles transportando um sinal modulado numa gama diferente de frequências.

BIT - Abreviação de Binary Digit, ou Dígito Binário. É a mais pequena unidade de informação digital que um computador pode tratar. Um bit tem dois valores possíveis (0 ou 1).

BROWSER - Ou Web Browser, termo utilizado para definir os programas que permitem navegar na WWW (visualizar páginas Web) e frequentemente utilizar outras funções da internet, como, por exemplo, correio electrónico, newsgroups e FTP. Os dois rivais principais (e os mais populares) são o Microsoft Internet Explorer e o Netscape Communicator.

BYTE - É um caracter (um número, uma letra ou um símbolo). É composto por oito bits (dígitos binários).

CD-ROM - Significa Compact Disk Read Only Memory. Um único disco pode armazenar mais de 600Mb de dados, que se podem ler mas não alterar.

CHAIN LETTER - Uma carta recebida por alguém e enviada para várias pessoas, e assim sucessivamente, até que se torne excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita à difusão da carta por outras pessoas.

CHAT - É uma das mais utilizadas capacidades da Internet. Pode-se utilizar o chat para comunicar, em tempo real, com a família, amigos e colegas noutras cidades ou países.

CHIP - Circuito integrado minúsculo (com alguns milímetros de lado) feito dum cristal de silício puro no qual foram incorporadas impurezas para formar o circuito e os transístores, a par de pinos usados para o ligar a uma placa.

COOKIE - Dados (linhas de texto) que um servidor da Web fornece ao browser na primeira visita do utilizador ao site e que são actualizados nas visitas posteriores. Por exemplo, quando visita um site Web para comprar algo, o site Web regista tudo no seu "cesto de compras", guardando cookies. Isto permite-lhe abandonar o site sempre que quiser e voltar mais tarde, sem que ele se esqueça dos seus itens.

CPU - Sigla de Central Processing Unit, ou Unidade de Processamento Central. É o processador (chip) principal de um computador, o seu "cérebro". Processa instruções, efectua cálculos e gere o fluxo de informação.

CRACKER - O mesmo que "pirata informático". É alguém que realiza cópias piratas de programas, espia e rouba informações confidenciais ou faz sabotagem em equipamentos ou sistemas informáticos alheios (por vezes causando danos irreversíveis). São movidos por razões políticas ou económicas. Não confundir este termo com o de Hacker. Um Hacker investiga como funcionam os sistemas informáticos e os programas para descobrir neles utilizações não previstas pelos criadores. As principais motivações costumam ser a dificuldade e o desafio tecnológico, popularidade, atracção pelo proibido, etc.

DNS - Sigla para Domain Name Server. É o conjunto de regras e/ou programas que constituem um servidor de nomes da Internet. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico (por exemplo, ambar.eq.uc.pt) para um número IP (correspondente a 193.137.214.10). No DNS português, geram-se todos os nomes terminados em pt.

DOMAIN - Domínio. É o nome como determinada instituição/computador é identificado pelo DNS.

DOWNLOAD - Recolha ou transferência de um ficheiro, através da Internet, de um computador remoto para o seu próprio computador, usando um protocolo de comunicações.

E-LEARNING - Basicamente o e-Learning é aprender pela Internet, à distância. Pode tanto ser desenvolvido em empresas, como constituindo uma formação universitária à distância.

E-MAIL - Abreviatura de Electronic Mail, ou Correio Electrónico. É uma das funcionalidades mais usadas na Internet. É rápido, fácil e económico (não gasta papel) e permite trocar mensagens e ficheiros com uma ou várias pessoas e em qualquer parte do mundo.

FAQ - Abreviação de Frequently Asked Questions, ou perguntas mais frequentes. Este termo é normalmente utilizado para designar um ficheiro que contém questões habitualmente colocadas sobre determinado assunto (e as respectivas respostas, claro). Ver Website: hhtp://www.faqs.org.

FIREWALL - É um sistema combinado de software e hardware especialmente concebido para proteger uma rede privada de computadores de acessos não autorizados (invasões de hackers ou transmissão de dados). Usa sistemas de monitorização que registam o tráfego do que entra e sai do servidor. Os firewall são usados por companhias, bancos e empresas de investigação para manter a informação protegida e privada.

FLAME - As mensagens abusivas enviadas por e-mail ou para um grupo, em resposta a comentários tolos ou questões básicas.

FRAMES - São janelas lógicas em que se pode dividir a janela de visualização de um Web Browser.

FREEWARE - Software distribuído e utilizável sem custos, mas segundo alguns princípios gerais relativos a direitos de autor (nomeadamente a impossibilidade de alteração de qualquer componente).

FTP - Sigla de File Transfer Protocol, ou Protocolo de comunicação para transferência de ficheiros de um sistema remoto para o seu computador, ou do seu computador para um sistema remoto. Os principais browsers incluem suporte limitado para FTP, mas os programas dedicados a FTP são os melhores.

GIF - Sigla de Graphics Interchange Format. Sistema de compressão optimizado para imagens fixas de 256 cores ou menos. É um dos formatos gráficos mais comuns na Web (foi criado pela CompuServe em 1987).

HACKER - O mesmo que furão. Alguém que utiliza os seus conhecimentos tecnológicos para entrar em sistemas alheios. Existem em número cada vez maior, provando que a máxima "sistema impenetrável", é ainda pouco credível. Existem (pelo menos) dois pontos de vista distintos sobre o hacker. O primeiro, defendido por alguns dos próprios hackers, argumenta que eles prestam um serviço aos administradores de rede em geral. Os hackeres são apenas curiosos que entram noutros computadores movidos apenas pelo seu espírito de curiosidade. Eles nunca fariam nada que prejudicasse o sistema e, inclusivé, enviam uma mensagem aos responsáveis pelo computadores, alertando-os para o facto de terem um problema de segurança. O segundo ponto de vista encara os hackers (neste caso designados, também, por crackers) como altamente destrutivos, que violam computadores e destroem ou roubam informações. E mesmo que não causem quaisquer problemas, os administradores da rede não têm forma de se certificar disso. Quando o administrador da rede descobre o intruso indesejado, é necessário despender muito tempo e esforços para verificar os sistemas existentes e certificar-se de que eles estão a funcionar correctamente.

HARDWARE - É qualquer componente do sistema que pode ser visto ou tocado (electrónica, placas, partes físicas).

HOME PAGE - Por vezes também designado como HOST PAGE. Página principal de um particular ou de uma instituição na WWW.

HOST NAME - Nome de um computador na Internet, equivalente a um endereço IP.

HTML - Sigla de HyperText Markup Language, é um conjunto de códigos ou descrições usados para a construção de páginas de Internet. Baseia-se no uso de marcas, designadas por tags, com ou sem atributos específicos, para formatação dos elementos que compõem a página Web, como tamanho e tipo de fonte, alinhamento de texto, inserção de imagens e links, etc. As versões oficiais do HTML são definidas pelo W3 Consortium.

HTTP - Sigla de HyperText Transport Protocol. Protocolo que define como é que dois programas/servidores devem transferir entre si comandos ou informação relativos ao WWW. Existe uma variante com sistema de segurança, designada por HTTPS, que é por vezes utilizada para situações em que é necessário trocar dados importantes, por exemplo, número de cartões de crédito.

INTERNET - Nome atribuído à rede mundial de computadores, e de redes ligadas entre si, que comunicam através do conjunto de protocolos TCP/IP. É frequentemente designada por Net, auto-estrada da informação ou ciberespaço. Nascida como um projecto militar, a Internet evoluiu para uma rede académica e hoje transformou-se no maior meio de intercâmbio de informação no mundo. Assume faces como meio de comunicação (nomeadamente correio electrónico e chats), entretenimento, trabalhos académicos, cultura, comercial, negócios e fórum de discussão dos mais diversos temas.

IP - Sigla de Internet Protocol, ou protocolo Internet. Um endereço IP é um identificador único atribuído a um computador numa rede de computadores com o protocolo TCP/IP. Quando se liga à Internet através do seu ISP, é-lhe atribuído um endereço IP. Este endereço pode ser estático (não muda), mas é muito mais comum que seja um endereço dinâmico, o que significa que o seu ISP lhe atribui um endereço que será sempre diferente de cada vez que inicia uma sessão. O endereço é de 32 bits e, por uma questão de simplificação, é normalmente escrito sob a forma de quatro números decimais, cada um compreendido entre 0 e 255, separados por pontos finais, como por exemplo: 193.65.231.2

IRC - Sigla de Internet Relay Chat. Sistema que permite a interacção de diversos utilizadores ao mesmo tempo, trocando mensagens de texto, em vários canais.

ISP - Sigla de Internet Service Provider, ou Fornecedor de Acesso à Internet. Empresa que, mediante pagamento de uma taxa de subscrição, proporciona ligação à Internet e respectivos serviços. Actualmente, com a chegada do Freeserve, a maioria das pessoas tem acesso à Internet através de um ISP gratuíto.

JAVA - Linguagem de programação universal criada pela Sun Microsystems para o desenvolvimento de aplicações para a Web. As aplicações JAVA permitem incluir efeitos multimédia e interactividade nas páginas Web (inserção de animações, salas de conversação, jogos, etc) e podem ser executadas tanto em estações isoladas como distribuída entre servidores e clientes de uma rede. Uma das vantagens desta liguagem para os programadores é que um programa desenvolvido em Java não se destina a um determinado processador ou sistema operativo mas antes a um determinado ambiente.

JAVASCRIPT - É uma linguagem de scripts simples, compacta e baseada em objectos (inicialmente desenvolvida pela Netscape). Está integrada nas páginas HTML e é utilizada em sites Web para desenvolver todo o tipo de aplicações cliente/servidor.

JPEG - Ou JPG. Sigla de Joint Photographic Experts Group. Sistema de compressão concebido para armazenamento e transmissão eficiente de imagens fotográficas. É um dos formatos gráficos mais comuns na Web.

LINGUAGEM - Meio pelo qual um computador é programado, permitindo que o programador "fale" com o computador e lhe dê instruções. As linguagens podem dividir-se em linguagens de alto nível, de baixo nível e se assemblagem.

LINK - Ligação estabelecida entre dois pontos de uma rede de comunicação. Na Web, link (abreviatura de hyperlink) é o endereço para outro documento no mesmo servidor ou outro servidor remoto. Um link não tem de ser necessariamente um URL WWW.

LOGIN - Identificação de um utilizador para acesso a um computador.

LOGOUT - Acto de terminar o acesso a um determinado sistema ou computador.

MAILING LIST - Ou Lista de Endereços de correio electrónico, cujos proprietários subscreveram para trocarem mensagens de e-mail sobre determinado tema.

MIRROR SITE - O mesmo que site espelho. É uma cópia de um site Web ou FTP, existente num servidor diferente. Para além de reduzir o tráfego no servidor principal, optimizam a velocidade de transferência de ficheiros dando ao utilizador a possibilidade de transferir o ficheiro a partir de um site Web geograficamente mais próximo.

MODEM - Dispositivo MOdulador-DEModulador. É o equipamento mais utilizado para transmitir e receber dados pela Internet. É uma placa electrónica ou aparelho concebido para converter sinais digitais, de um computador, em sinais analógicos transportáveis através de uma linha telefónica normal e para descodificar sinais analógicos convertendo-os de novo em informação digital.

MOTOR DE BUSCA - Ou motor de pesquisa (em inglês, Search Engine). É um programa baseado num servidor que faz a busca através de um catálogo de sites da Web afim de responder aos critérios de busca pretendidos.

MS-DOS - Sigla de Microsoft Disk Operating System (Sistema Operativo de Disco da Microsoft). É um sistema operativo que desempenha tarefas através da introdução de comandos de texto. Mais vulgarmente chamado por DOS.

MULTIMEDIA - Sistema que combina texto, som, imagem, vídeo e, normalmente, alguma forma de interacção com o utilizador, num único programa. Importante na primeira geração multimédia foi o disco compacto (CD), quer como dispositivo barato para armazenamento maciço de informação quer como fonte sonora facilmente tratada em computador.

NETIQUETTE - Em português "Netiqueta". Conjunto de regras e conselhos para uma boa utilização da Internet. São regras de convivência baseadas no bom senso (por exemplo, escrever em letras maiúculas é equivalente a gritar numa conversa).

NEWBIE - Termo utilizado para designar os utilizadores que estão a dar os primeiros passos na Internet, ou numa determinada área da Internet (p.e., na Usenet).

NEWSGROUPS - São grupos de discussão (também designados como grupos de notícias). Estes grupos (colectivamente conhecidos como Usenet) permitem conhecer pessoas com interesses semelhantes. Um utilizador pode fazer perguntas, discutir assuntos, etc. Existem milhares de newsgroups sobre temas como música, jogos, fotografia, desporto, ambiente, ciência e tecnologia, humor, política, religião e sociedade.

PASSWORD - É uma palavra chave, ou código de acesso, que permite proteger um determinado sistema ou conta pessoal. É de evitar usar como password palavras vulgares existentes nos dicionários, bem como nomes, datas de nascimento, etc.

PDF - Sigla de Portable Document Format. Formato de documento portátil, desenvolvido pela Adobe, e que permite que qualquer documento formatado seja transferido pela Internet. É possível visualizar estes documentos em qualquer plataforma (tipo de computador) através da aplicação Acrobat Reader, disponível gratuitamente.

PORTAL - É um site Web que proporciona um ponto de partida para a exploração da Internet. É mais do que um motor de busca, pois apresenta serviços como e-mail, notícias, chat e... publicidade.

PROCESSADOR - É o cérebro do computador, é o componente que interpreta as instruções dadas pelos programas, jogos, etc. Funciona ainda como distribuidor de tarefas, passando-as para a placa gráfica, memórias, disco, etc.

PS - Um ficheiro PostScript. Tecnicamente é um tipo de ficheiro ASCII, mas especificamente formatado para impressão em impressoras que possuam interpretador postscript. Estes ficheiros podem ser visualizados com o Photoshop ou com o Ghostscript.

RAM - Sigla de Random Acess Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Armazena dados dentro do computador de uma forma temporária.

RDIS - Sigla de Rede Digital de Integração de Serviços (serviço telefónico normal e transmissão de dados). Permite obter uma ligação mais rápida à Internet, através da utilização de uma ligação digital especial, em vez da utilização de uma linha telefónica analógica.

REDE - Termo que designa a interligação entre diversos computadores e outros dispositivos, por meio de cabos, rádio ou satélite. A rede pode ser definida como um grupo de pontos, estações e nós interligados, e o conjunto de equipamento que os liga.

SERVER - Servidor. É o computador central que armazena os ficheiros de todos os utilizadores da rede.

SHAREWARE - Software distribuído livremente, mas cuja utilização, após um período de teste, obriga o utilizador ao pagamento de uma determinada quantia.

SISTEMA OPERATIVO - É o software (programa) que controla toda a actividade do computador e que serve de base aos outros programas. Exemplos: Windows, MS-DOS, Mac ou UNIX.

SITE - Computador ou conjunto de computadores identificados na Internet por um mesmo nome de domínio.

SITE WEB - É um conjunto de páginas Web mantidas por uma instituição de ensino, departamento governamental, empresa ou indivíduo.

SKYPE - É um programa de comunicação pela Internet. Com o Skype é possível telefonar entre computadores (gratuitamente) ou entre um computador e um telefone de rede fixa ou telemóvel, a um tarifário reduzido (a partir de 0.02 EUR/min).

SMILEY - Também conhecido como emoticon. Pequeno conjunto de letras ou caracteres ASCII que pretendem transmitir uma emoção ou estado de espírito. Os smileys são muito utilizados nas mensagens de e-mail e nos chats.

SOFTWARE - É um conjunto de programas que possibilita a execução de tarefas específicas utilizando um computador. O software de aplicações, ou aplicacional, permite executar tarefas específicas (p.e., Microsoft Word, Microsoft Excel, etc). O software do sistema operativo controla toda a actividade de um computador (p.e., Windows 98).

SPAM - É um nome genérico dado a mensagens de e-mail iguais enviadas massivamente, ou artigo colocado em vários grupos de discussão, sem que tenham sido solicitadas. De acordo com a legislação internacional, que regulamenta o correio electrónico, um e-mail não é considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista.

TCP/IP - Sigla de Transmission Control Protocol / Internet Protocol. É um protocolo de comunicação básica na Internet, utilizado também na implementação de redes privativas como Intranet e Extranet. É composto por dois níveis. O nível mais elevado é o de controlo de transmissão. Este gere a reunião de mensagens e ficheiros em pacotes e vice-versa. O segundo cuida da parte de endereçamento dos pacotes, de modo que cheguem ao lugar de destino. Foi criado em 1970 pelo governo americano e sem TCP/IP não há Internet.

TELNET - É um protocolo/programa que permite iniciar a sessão num computador remoto (mesmo sem interface gráfica), a partir do seu computador, através de uma ligação à Internet, e emitir comandos nesse computador como se estivesse realmente lá.

UNIX - É um sistema operativo, inicialmente desenvolvido pela AT&T em 1969, muito potente utilizado em muitos computadores da Internet. Pode ser usado por um computador isolado ou então numa rede de computadores (multi-user). Recentemente foi-lhe acrescentada uma Interface Gráfica do Utilizador (GUI) para tornar o UNIX mais atraente para outros utilizadores.

UPLOAD - Ao contrário do download, fazer o upload de um ficheiro significa transferir o ficheiro do seu computador para um computador remoto.

URL - Sigla de Uniform/Universal Resource Locator, ou Localizador Uniformizado/Universal de Recursos. Especificação porque qualquer recurso da Internet pode ser identificado e localizado, ou seja uma página Web (em formato https://), um site FTP (em formato ftp://), um ficheiro local (em formato file://), uma aplicação telnet (em formato telnet://), um site gopher (em formato gopher://) ou o conteúdo de um grupo de notícias (em formato news://).

USENET - Sub-rede da Internet em que correm as aplicações de News. Tem uma componente (pequena) de máquinas não ligadas na Internet. Foi concebida, em 1979, por Tom Truscott e Jim Ellis, estudantes de pós-graduação na Universidade de Duke (Carolina do Norte).

VÍRUS - É um programa informático que interfere no funcionamento normal do computador. Os vírus podem causar inúmeros problemas, como mensagens perturbadoras no ecrã ou destruição de informação no drive do disco.

WORLD WIDE WEB - Também designada por Web ou WWW. É o conjunto de servidores que interpretam o HTTP e alojam ficheiros de informação em formato HTML.

 

© olivia_rocha 2008 All rights reserved.

Make a free websiteWebnode